terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

PROMOÇÃO DA LEITURA


Escola Básica do 2º ciclo

D. Pedro Varela

2007/2008

http://www.eprep-montijo.rcts.pt/

"SABOREAR AS PALAVRAS"

PROFESSORES INTERVENIENTES: 10


TURMAS: 5º E 6º ANO

COLABORADORES: EQUIPA DA BIBLIOTECA

PROFESSORES DE ESTUDO ACOMPANHADO


OBJECTIVOS

INTRODUZIR A LEITURA NO QUOTIDIANO

PROMOVER O GOSTO PELA LEITURA, LENDO COM OS ALUNOS NA SALA DE AULA, VARIADÍSSIMAS HISTÓRIAS EM PROSA, EM VERSO, EM FORMA DE TEXTO DRAMÁTICO COM A PREOCUPAÇÃO CENTRAL DE OS CATIVAR

FOMENTAR HÁBITOS DE LEITURA

COMBATER A ILETRACIA

PROMOVER UMA CULTURA LITERÁRIA

METODOLOGIA

ASSEGURAR A EXISTÊNCIA DE, PELO MENOS, UM LIVRO PARA DOIS ALUNOS

CONSIDERAR AS CARACTERÍSTICAS DA TURMA PARA INICIAR O PROJECTO, LENDO UM LIVRO QUE CORRESPONDA AOS INTERESSES DA MAIORIA DOS ALUNOS

ALTERNAR A LEITURA DE LIVROS MAIS EXTENSOS COM MENOS EXTENSOS


INCENTIVAR O DIÁLOGO/TROCA DE IMPRESSÕES SOBRE O ENREDO DAS NARRATIVAS, AS CARACTERÍSTICAS DAS ILUSTRAÇÕES, AS IMAGENS SUGERIDAS PELOS POEMAS, AS POTENCIALIDADES DOS TEXTOS DRAMÁTICOS, DE MODO A QUE OS MOMENTOS DE LEITURA SEJAM DESEJADOS PELOS ALUNOS

RECOMENDAÇÕES

RESERVAR QUINZE A 30 MINUTOS DE CADA BLOCO (90m) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PROJECTO DE LEITURA

ASSEGURAR A LEITURA DE PELOS MENOS TRÊS OBRAS

ATRAIR OUTROS PROFESSORES PARA O PROJECTO DE LEITURA, NOMEADAMENTE, OS QUE LECCIONAM DISCIPLINAS RELACIONADAS COM OS TEMAS INCLUIDOS NA SELECÇÃO APRESENTADA E OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS AULAS DE ESTUDO ACOMPANHADO.

OBRAS SELECCIONADAS

5º ANO

Real….mente (poemas)- Teresa Guedes, Caminho

Uma Aventura na Quinta das Lágrimas- Ana Maria Magalhães e outro, Caminho

Pedro Alecrim- António Mota, Gailivro

6º ANO

A Árvore- Sophia M.B. Andresen, Figueirinhas

Fábulas de La Fontaine- Jean de La Fontaine, Âmbar

Jogos, Versos e Redacções (contos)- Teresa Rita Lopes, Presença

ANIMAÇÃO DA LEITURA

SUGESTÕES:

O PROFESSOR LÊ EM VOZ ALTA E OS ALUNOS ACOMPANHAM SILENCIOSAMENTE O MESMO TEXTO

O PROFESSOR INICIA A LEITURA EM VOZ ALTA E PASSA A PALAVRA AOS ALUNOS

O PROFESSOR PROMOVE A LEITURA DIALOGADA

O PROFESSOR INCENTIVA OS ALUNOS A PREPARAREM A LEITURA DE UM POEMA/DE UM TEXTO/CAPÍTULO OU DE UM CONTO PARA LEREM EM VOZ ALTA

ACTIVIDADES - FINAL DA SESSÃO

(sugestões)

PONTO DE ORDEM

ANTES OU DEPOIS

CAÇA AO INTRUSO

VERDADEIRO OU FALSO

QUEM É QUEM

À AVENTURA

MEMÓRIA DE ELEFANTE

............................................

AVALIAÇÃO

QUESTIONÁRIO SOBRE HÁBITOS DE LEITURA

AVALIAÇÃO DA LEITURA

DIÁLOGO ABERTO (no fim da leitura da cada obra)

INQUÉRITO (no final da leitura da cada obra)


Nenhum comentário: