Escola Básica do 2º ciclo
D. Pedro Varela
2007/2008
http://www.eprep-montijo.rcts.pt/
"SABOREAR AS PALAVRAS"
PROFESSORES INTERVENIENTES: 10
TURMAS: 5º E 6º ANO
PROFESSORES DE ESTUDO ACOMPANHADO
OBJECTIVOS
INTRODUZIR A LEITURA NO QUOTIDIANO
PROMOVER O GOSTO PELA LEITURA, LENDO COM OS ALUNOS NA SALA DE AULA, VARIADÍSSIMAS HISTÓRIAS EM PROSA, EM VERSO, EM FORMA DE TEXTO DRAMÁTICO COM A PREOCUPAÇÃO CENTRAL DE OS CATIVAR
FOMENTAR HÁBITOS DE LEITURA
COMBATER A ILETRACIA
PROMOVER UMA CULTURA LITERÁRIA
METODOLOGIA
ASSEGURAR A EXISTÊNCIA DE, PELO MENOS, UM LIVRO PARA DOIS ALUNOS
CONSIDERAR AS CARACTERÍSTICAS DA TURMA PARA INICIAR O PROJECTO, LENDO UM LIVRO QUE CORRESPONDA AOS INTERESSES DA MAIORIA DOS ALUNOS
ALTERNAR A LEITURA DE LIVROS MAIS EXTENSOS COM MENOS EXTENSOS
INCENTIVAR O DIÁLOGO/TROCA DE IMPRESSÕES SOBRE O ENREDO DAS NARRATIVAS, AS CARACTERÍSTICAS DAS ILUSTRAÇÕES, AS IMAGENS SUGERIDAS PELOS POEMAS, AS POTENCIALIDADES DOS TEXTOS DRAMÁTICOS, DE MODO A QUE OS MOMENTOS DE LEITURA SEJAM DESEJADOS PELOS ALUNOS
RECOMENDAÇÕES
RESERVAR QUINZE A 30 MINUTOS DE CADA BLOCO (90m) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PROJECTO DE LEITURA
ASSEGURAR A LEITURA DE PELOS MENOS TRÊS OBRAS
ATRAIR OUTROS PROFESSORES PARA O PROJECTO DE LEITURA, NOMEADAMENTE, OS QUE LECCIONAM DISCIPLINAS RELACIONADAS COM OS TEMAS INCLUIDOS NA SELECÇÃO APRESENTADA E OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS AULAS DE ESTUDO ACOMPANHADO.
OBRAS SELECCIONADAS
5º ANO
Real….mente (poemas)- Teresa Guedes, Caminho
Uma Aventura na Quinta das Lágrimas- Ana Maria Magalhães e outro, Caminho
Pedro Alecrim- António Mota, Gailivro
6º ANO
A Árvore- Sophia M.B. Andresen, Figueirinhas
Fábulas de La Fontaine- Jean de La Fontaine, Âmbar
Jogos, Versos e Redacções (contos)- Teresa Rita Lopes, Presença
ANIMAÇÃO DA LEITURA
SUGESTÕES:
O PROFESSOR LÊ EM VOZ ALTA E OS ALUNOS ACOMPANHAM SILENCIOSAMENTE O MESMO TEXTO
O PROFESSOR INICIA A LEITURA EM VOZ ALTA E PASSA A PALAVRA AOS ALUNOS
O PROFESSOR PROMOVE A LEITURA DIALOGADA
O PROFESSOR INCENTIVA OS ALUNOS A PREPARAREM A LEITURA DE UM POEMA/DE UM TEXTO/CAPÍTULO OU DE UM CONTO PARA LEREM EM VOZ ALTA
ACTIVIDADES - FINAL DA SESSÃO
(sugestões)
PONTO DE ORDEM
ANTES OU DEPOIS
CAÇA AO INTRUSO
VERDADEIRO OU FALSO
QUEM É QUEM
À AVENTURA
MEMÓRIA DE ELEFANTE
............................................
AVALIAÇÃO
QUESTIONÁRIO SOBRE HÁBITOS DE LEITURA
AVALIAÇÃO DA LEITURA
DIÁLOGO ABERTO (no fim da leitura da cada obra)
INQUÉRITO (no final da leitura da cada obra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário