quarta-feira, 9 de abril de 2008

Resumo de uma leitura: HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR, por Gonçalo, 6ºD

Nas férias da Páscoa, li um livro muito engraçado e muito vendido em 2007. O livro conta-nos a história de um gato e uma gaivota que um dia se cruzaram. O gato vivia com um dono e a gaivota viajava frequentemente para países quentes.
Um dia a gaivota ficou suja com petróleo, mas, mesmo assim, tentou voar para a cidade mais próxima, Hamburgo. O gato vivia aí e cruzou-se com a gaivota. Ela estava prestes a morrer devido ao petróleo e obrigou o gato Zorbas a prometer três coisas: a primeira que que ela poria um ovo e ele não o poderia comer e assim nasceria uma gaivotinha; a segunda era cuidar daquela pequena gaivota até ficar adolescente; a terceira, ensiná-la a voar.
Zorbas prometeu e foi logo procurar ajuda junto dos seus amigos Secretário e Collonello; estes foram logo avisar o Sabetudo, um gato culto que vivia no bazar de Harry. Todos reunidos foram ter com a gaivota, que já estava morta, mas tinha posto um ovo.
Os dias foram passando e a gaivotinha nasceu! Comia muito e cresceu muito depressa. A "mamã" Zorbas, com a ajuda de Collonello, Secretário e Sabetudo foi cuidando dela. Passados alguns meses a gaivotinha ficou adolescente. Agora só faltava ensiná-la a voar! Então falaram com o gato do Barlavento para a ensinar a voar. Apelidou a nossa gaivotinha de Ditosa. Esta fez muitas tentativas, mas nenhuma resultou. Não voava.
Foi aí que Zorbas lhe disse:
-Juro pela tua saúde e pela memória da tua mãe que te ensinarei a voar.
Então Zorbas falou com um humano que se ofereceu para ajudar e à meia-noite menos cinco minutos Zorbas, num terraço do mais alto edifício de Hamburgo, disse:
- Vá lá, atira-te. Dá o teu melhor. Vais conseguir!
Ditosa, sem medo, bateu as asas e começou a voar! Então gritou:
- EU SEI VOAR! OLHA MAMÃ!
Zorbas olhou e não sabe se foi a chuva ou uma lágrima que sentiu. Se foi uma lágrima era a primeira vez que chorava. Sentiu-se emocionado e feliz! Ele sim era uma gato de Hamburgo, valente e responsável.

Gonçalo, 6ºD

4 comentários:

Broa de Mel disse...

Gonçalo, gostei muito do teu resumo e acho que o livro deve ser muito interessante , espero que a leitura faça parte de uma longa vida, que te faça sonhar, imaginar e cultive em ti bons principios e que o saibas usar ao longo de todo o teu percurso de vida , para além de tudo aquilo que já és sê sempre feliz A tua mãe que te ama

Broa de Mel disse...

E verdade estes alunos são formidáveis!!!
Mas os professores, professsores a serio com amor e dedicação ao trabalho que fazem são assim, sem mais palavras! Sr. Ministra olhe a sua volta a veja todo o desempenho e tempo dedicado destes amantes do ensino que o fazem apenas para formar bons homens e mulheres para a vida
Parabéns Professor

Anônimo disse...

Gonçalo adorei o teu trabalho deu-me muito jeito!
Continua a ler e parabéns!

Anônimo disse...

pondem por a caracterizaçao do gato zorbas???