quinta-feira, 5 de junho de 2008

OS AÇORES, Mariana Matos, nº19, 5ºA


Há muitos anos atrás, havia um belo país onde corriam regatos de água cristalina, o chão formava tapetes de verdura, as flores perfumavam o ar e davam colorido à paisagem. Aí viviam nove irmãos muito amigos, que se ajudavam mutuamente. Eram muito felizes e nos dias de sol costumavam subir ao cimo das montanhas. Daí contemplavam o mar e a bela paisagem em redor, formada por vales e montes. De entre esses montes havia nove que se distinguiam dos restantes pela sua beleza e fertilidade do solo e que aos poucos se foram tomando em terras desejadas no coração dos nove irmãos. Quando a ânsia já não lhes cabia no peito, decidiram-se e foram fazer um pedido ao rei. Um deles falou assim:

- Majestade, o nosso maior desejo é ir habitar os nove montes mais verdejantes e belos deste país, mas para isso precisamos do vosso consentimento.

O rei, não vendo qualquer impedimento a tal desejo, satisfez-lhes o pedido e os irmãos, que sempre tinham vivido unidos, separaram-se, prometendo que se reuniriam dali em diante uma vez por ano. Esses nove montes, separados por um mar muito azul que aos poucos se foram povoando com descendentes dos nove irmãos muito amigos, são hoje as nove ilhas dos Açores.

Mariana Matos, nº 19, 5ºA

Nenhum comentário: