quarta-feira, 14 de maio de 2008

Resumo de uma leitura: AS LÁGRIMAS DO ASSASSINO, Diana Salpico, 6ºD


Ali ninguém chegava por acaso. Porque "ali" era o fim do mundo, no extremo sul do Chile, na ponta rendilhada das águas frias do Pacífico.
A casa estava habituada a acolher todos os forasteiros que por ali passavam, até que um dia aconteceu uma desgraça. Os pais do pequeno Paolo abriram as portas ao homem que lhes viria a roubar as suas vidas e a mudar a de Paolo para sempre.
Após as mortes, Paolo e Angel passaram a viver juntos. Decorreu um ano sem que ninguém viesse à casa dos Poloverdo. Ao fim de um ano inteiro, um viajante chegou à casa. Chamava-se Luís e tinha intenções de ficar por algum tempo. Angel já estava com intenções de matar Luís, quando de repente Paolo exclama: "Oh, papá, ia ser bom, não!? Com isto Angel sente-se tocado e fica paralisado. O sentido de ser pai transportou-o para outra dimensão. Entretanto dava a impressão que Luís fugia de qualquer coisa.
Certo dia, Paolo aborrece-se com Angel e corre para bem longe. Angel esperou, até que a preocupação o afectou, indo procurá-lo.
Ao fim de algum tempo, Angel, depois de se ter aleijado num rochedo, encontra Paolo. Angel pegou-o ao colo e levou-o para casa.
Um belo dia Angel decide comprar umas ovelhas e partem de viagem até à vila mais próxima. Como distava da casa decidem pernoitar numa estalagem.
Luís acompanha-os e na estalagem conhecem a filha do estalajadeiro, Délia, que pinta quadros. Entretanto, Angel tenta roubar a Luís todo o seu dinheiro e com isso Délia e Luís ficam a saber que Angel é um ladrão e também um homem perigoso.
Ao mesmo tempo que tudo isto sucede, circula na povoação um retrato a carvão com a cara de Angel onde se lê que é procurado pela polícia. Receoso de ser preso, decide fugir às autoridades levando Paolo consigo. Embrenham-se na floresta onde conhecem um lenhador encantador.
A busca dos polícias é intensiva e acabam por apanhar e prender Angel. Paolo é educado por uma família de acolhimento e faz-se um homem. Enquanto isso, Angel é sentenciado à morte pelos crimes cometidos.

Diana Salpico, 6º D

8 comentários:

Unknown disse...

bom o resumo

beca disse...

O resumo e bom, mais o livro é melhor ainda ele me emocionou a cada página. Amei, foi um dos melhores livros que já li.

Anônimo disse...

Em vez de procurarem resumo deviam ler ...
o livro é super finoo e muito interessante
naum da vontade d parar quando começam a ler...
eu já fui assim caçadora de resumo
mas aprendi q ler é bem melhor e é a solução..

elayne disse...

estava passando um momento em minha vida que achava ser dificil, mas esse livro me mostrou que o meu sofrimento em nadfa se comparava ao sofrimento de Angell Allegria e o pequeno Paolo Poloverdo.

Anônimo disse...

Fogo pah... mas quem é que te mandou descobrir! x)

Anônimo disse...

ESSE LIVRO É EXTRAORDINÁRIO. É MUITO EMOCIONANTE. PEGUEI NA BIBLIOTECA DA ESCOLA PELO FATO DA CAPA E PRINCIPALMENTE O TÍTULO SEREM BEM CHAMATIVO. ADOREI. APROVEITEI QUE O LIVRO ESTAVA COMIGO E EMPRESTEI A DUAS AMIGAS E ELAS AMARAM. EU RECOMENDO!

David disse...

Esse Livro é Realmente Emocionante!!! Mto bom,Na Verdade Extraordinario!!!

A Cada Pagina eu gostava Mais!!!

Laressa Rangel disse...

o livro é magnifico sem expicaçao tanta explicidade da anne laure!!!!!!!!!amei...parabenss